Xiaomi Amazfit GTR, um design clássico num smartwatch desportivo!
A empresa Huami representa o leque de relógios da Xiaomi com a marca Amazfit, incluindo a famosa Mi Band. A marca apresentou-nos o Amazfit Pace, o Amazfit Bip/ Lite, Amazfit Stratos, Amazfit Verge/ Lite e agora no novo Xiaomi Amazfit GTR.
Esta variedade de modelos abrange diferentes segmentos a vários preços. Enquanto as versões anteriores têm um look mais desportivo, o amazfit GTR pretende abranger um novo segmento mais sofisticado, uma opção para ocasiões mais formais, com todas as funções de um relógio direcionado para o desporto.
O Amazfit GTR foi lançado em dois tamanhos de 42 mm (25.5 gramas) e 47mm (48 gramas).
A versão de 42 mm tem uma bateria de 195 mAh que promete até 12 dias de autonomia com uma utilização normal e tem um maior leque de opções a nível de cores.
A versão Global de 47 mm aqui em análise, foi lançada em três opções a nível do mostrador, preto em alumínio, aço inoxidável ou titânio (ainda não vi à venda), e a bateria com 410mAh promete uma autonomia de até 24 dias com uma utilização básica.
link para compra na GEARBEST: http://bit.ly/2OcoQPN
Pede Adesão no nosso Grupo com Descontos e Promoções:
» facebook: https://www.facebook.com/groups/portugalgeek/
» telegram: https://t.me/portugalgeek
UNBOXING
Na caixa temos para além do relógio, a base de carregamento magnética com ligação USB e o manual em várias línguas, incluindo o português.
Assemelha-se a um relógio comum com um corpo em metal e bracelete de couro, do lado direito existem 2 botões físicos. O botão superior liga/ desliga com um toque mais longo e com um só click volta ao ecrã inicial, apesar de provavelmente usares mais o touch. O botão inferior é personalizável através da aplicação e funciona como um atalho para a função que escolheres.
Ecrã
O ecrã AMOLED tem 1.39’ (resolução de 454×454 pixels) com vidro temperado Corning Gorilla 3 revestimento anti impressões digitais e tem uma boa sensibilidade ao toque. Tem uma boa luminosidade, mesmo em contacto com o sol, que se ajusta automaticamente e ajuda a prolongar a autonomia.
Sensores
O relógio tem sensores bio-óticos BioTracker PPG para monitorização avançada da frequência cardíaca, é resistente à água até 50 metros com a certificação 5ATM. Tem ainda acelerómetro, sensor magnético axial, sensor de pressão de ar, sensor capacitivo, sensor luminosidade, Bluetooth 5.0 LE, NFC, GPS + GLONASS.
Através da aplicação Amazfit disponível para android ou ios, consegues emparelhar o relógio com o telemóvel e acompanhar os relatórios dos dados recolhidos. Se usares vários relógios da mesma marca conectados podes facilmente trocar a sua utilização sem precisares de os desemparelhar, através do menu perfil na aplicação. Basta seleccionar o dispositivo que queres usar e colocar em pausa o atual. A aplicação vai sincronizar os dados recolhidos para o smartwatch que vais passar a usar, de forma a tudo ficar atualizado.
À semelhança dos modelos da mesma marca, o relógio utiliza um software próprio, neste momento com as línguas inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e russo. O relógio vai assumir a língua do software do telemóvel e se não existir assume o inglês na versão global.
Interface
A navegação dos menus do relógio é relativamente simples e intuitiva, deslizando de cima para baixo tens o menu de acesso rápido: lanterna (ecrã fica a branco), poupança de energia, bloqueio, modo nocturno, e as opções DND (Do Not Disturb) para não incomodar.
Deslizando de baixo para cima tens os menus principais:
Status – vês um resumo com a última atividade registada
Heart Rate – mede a pulsação cardíaca
Workout – Outdoor running, walking, outdoor cycling, treadmill, indoor cycling, open water swimming, pool swimming, elliptical training, climbing, trail running, skiing, exercise.
Activities – vês um registo das últimas actividades físicas
Weather – vês o estado do tempo para o dia atual e para os próximos 6 dias.
Music – controlas o player de música do teu telemóvel como avançar, retroceder ou pausar.
Notificações – vês a lista das últimas notificações que recebeste e podes abrir e ver alguma em específico ou eliminá-las.
Alarm – podes definir vários alarmes para o relógio e activar ou desactivar. O alarme vai tocar através da vibração do relógio.
Event reminder – vês a lista de eventos próximos que tenhas agendado.
More – Compass, Timer, count down, Find mobile
Settings – watch face, screen on duration, quick start-up, always on display, system
Deslizando da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda, por predefinição vai para o medidor de frequência cardíaca, e uma segunda vez para a informação do contador de passos.
Aplicação
É possível escolher entre os 12 modos de desporto (workout) para acompanhares a tua actividade de forma mais optimizada. Tem também GPS e Glonass para gravar o teu percurso, apesar de reduzir significativamente a autonomia do relógio. Através da aplicação controlas as notificações, assim como personalizar as vibrações, escolhes os mostradores disponíveis (faces do relógio), alarme, ordenar os menus do relógio.
A nível de relatórios, consegues acompanhar o histórico das actividades físicas, análise de sono e frequência cardíaca e associar a conta do strava.
Relativamente às chamadas recebidas não é possível atender a partir do relógio, apenas consegues ver quem te liga e silenciar ou rejeitar a chamada.
Uma das principais críticas ao relógio era não permitir ter o ecrã sempre ligado para ver as horas, só depois de girar o pulso é que o ecrã se activava. Com a última actualização já é possível ter o ecrã sempre ligado com a informação das horas, alterando esta definição no relógio, com duas opções de layout, digital ou analógico. Esta função por enquanto ainda só está disponível para a versão de 47mm, e vai reduzir alguma autonomia. É possível ainda a partir do relógio encontrar o telemóvel através da opção ‘find my phone’.
O carregamento é relativamente simples graças à sua base magnética incluída, é pequena e encaixa instantaneamente, com ligação usb que tens de conectar a uma fonte de alimentação externa. Demora cerca de 2 horas até à carga completa.
A bracelete, à semelhança de outros modelos do género é amovível através da mola incorporada e facilmente substituível por uma compatível de 22 mm.
Conclusão
Umas das principais razões para escolheres o modelo GTR é a qualidade do ecrã, a sua grande autonomia, assim como o acompanhamento desportivo num vasto leque de actividades.
Podia existir a possibilidade de ser avisado se o relógio se desconectar do telemóvel.
Não existe a possibilidade de ver os dados do sono a partir do relógio, só através da aplicação. Devia existir a possibilidade de atender chamadas diretamente a partir do relógio, à semelhança modelo Verge.
A sua qualidade de construção, assim como o aspecto premium conferem a este relógio inteligente um dos melhores no seu intervalo de preço.
link para compra na GEARBEST: http://bit.ly/2M11lWr
Pede Adesão no nosso Grupo com Descontos e Promoções:
» facebook: https://www.facebook.com/groups/portugalgeek/
» telegram: https://t.me/portugalgeek