Como Seguir Encomendas na Gearbest - Priority Line Tracking

Para quem é novo na GEARBEST e fez recentemente uma encomenda a partir da China como o Método de Envio Sem Alfandega: Priority Line poderás ficar confuso uma vez que a encomenda poderá passar por várias transportadoras diferentes até chegar ao destino. Se ainda tens dúvidas em como comprar na Gearbest sem alfândega vê este artigo: https://portugalgeek.pt/comprar-na-gearbest/

Grupo Facebook com Descontos e Promoções na Gearbest

A Gearbest está a utilizar várias formas de envio no Priority Line em função do produto, e do nome do envio. Qualquer uma das opções dentro do Priority Line não envolve alfândega.

  1. Spain Express/ Line (removido recentemente) – Correo.es – CTT/ Rangel
  2. EU priority Line/ Mail – DHL DE – DHL Parcel
  3. EU Express – DPD UK – Chronopost
  4. Europe Railway Priority Mail – UPS

»»» NOTA: (16/08/2018): Algumas encomendas enviadas por Spain Express/ Line (removido recentemente) – Correo.es estão a ficar retidas na alfândega em Portugal. A Gearbest está ocorrente do problema e está a arranjar alternativas.

Neste momento os métodos seguros sem alfândega são:

  1. EU priority Line/ Mail – DHL DE – DHL Parcel
  2. EU Express – DPD UK – Chronopost

1) Priority Line – Spain Express/ Spain Line (removido recentemente) –  Correos.es – CTT (encomendas pequenas) / RANGEL (grande volume)

Para começar deves guardar o código de envio começado por PQ que será utilizado para pesquisa no site das transportadoras pela seguinte ordem:

  1. PANASIA: http://www.faryaa.com/user/index/package-refer/type/track (informação por vezes não actualizada)
    • Pre-registrado: A encomenda foi registada informáticamente e vai começar a ser processada.
    • Sent to hongkong sorting centre: Envio da encomenda para o Centro de Hong Kong.
    • Departed hongkong sorting centre: Partida da encomenda do Centro de Hong Kong com destino à Europa.
    • Parcel arrived at the airport: Encomenda chegou a um dos aeroportos na Europa. (Reino Unido/ República Checa)
    • Parcel is in clearance: A encomenda está em controlo Aduaneiro na Europa. (Responsabilidade da Gearbest)
    • Customs clearance processing complete : Processo de controlo aduaneiro concluído.
    • Shipment in transit-delivered to destination country: Encomenda em trânsito para a Espanha.
    • Admitido: A encomenda chegou a Espanha e foi entregue aos correios espanhóis.
  2. Correos: http://www.correos.es/ss/Satellite/site/aplicacion-1349167812834-herramientas_y_apps/detalle_app-sidioma=es_ES (colocar em Código de Envio)
  • Pre-registrado: a encomenda foi registada e será expedida da China/ Hong Kong.
  • Admitido: a encomenda chegou a Espanha e deu entrada nos correios espanhóis.

Depois de ser admitida a encomenda pode ser entregue pelos CTT ou pela Rangel. Em encomendas pequenas, abaixo de 2kg serão entregues pelos CTT, encomendas acima dos 2kg ou volumosas serão entregues pela Rangel.

  • CTT ((vai ser atribuído um 2º código que estará disponível na página dos Correos quando for expedida para Portugal))
    • Admitido: a encomenda chegou a Espanha e deu entrada nos correios espanhóis.
      • estado nos CTT: Aceitação Local – Não Definido
    • Salida de la oficina internacional de origen: a encomenda foi expedida para Portugal. A partir deste passo podem ver o 2º código atribuído aos ctt na página de tracking da Correos.
    • estado nos CTT: Expedição Internacional
    • Llegada a la oficina internacional de destino: Recepção da encomenda em Portugal (CTT)
      • estado nos CTT: Receção Internacional Lisboa
    • Salida de envío de oficina de cambio destino: A encomenda em distribuição (CTT) para ser entregue.
      • estado nos CTT: Em Distribuição
    • Entregado: A encomenda foi entregue.
      • estado nos CTT: Entregue
  •  RANGEL

Se a encomenda for volumosa será reencaminhada dos Correos.es para os Correos Express que dará seguimento à encomenda. 

O site https://geartrack.pt/ já faz esta pesquisa automática em todas as transportadoras ao mesmo tempo a partir do código PQ.

2) EU priority Line/ Mail – DHL DE – DHL Parcel (Portugal Continental)/ CTT (Ilhas)

O código de tracking vai ser ser do tipo CF…DE e a encomenda fica em pré-registo na DHL da Alemanhã e só entra na transportadora depois de chegar à Europa.

O trajecto da China até à Europa pode ser acompanhado em https://www.1tracking.net/en

Depois de chegar à Alemanha a encomenda pode ser acompanhada em https://nolp.dhl.de/nextt-online-public/en/search e mais tarde em https://www.dhlparcel.pt/pt/particulares.html , a empresa que efectua a entrega em Portugal. Para as ilhas a encomenda é reencaminhada da DHL DE para os CTT e entregue desta forma.

3) EU Express – DPD UK – Chronopost

O código de tracking vai ser apenas numérico e utiliza o mesmo sistema de pré-registo na DPD UK.

O trajecto da China até à Europa pode ser acompanhado em https://www.1tracking.net/en

Depois de chegar ao Reino Unido a encomenda pode ser acompanhada através do site http://www.dpd.co.uk/ e depois de chegar ao Reino Unido a encomenda é reencaminhada para Portugal e entregue pelos serviços da Chronopost: https://www.chronopost.pt/

Para fazeres a pesquisa no segundo site português deves utilizar o novo código que é atribuido e pode ser verificado no site da DPD UK.

4) Europe Railway Priority MailUPS

Este método de envio é mais demorado, pois a encomenda vai de Comboio até à Polónia, e só depois entra na UPS.

O código da ups é fornecido uns dias depois do envio e pode ser acompanhado aqui: https://www.ups.com/tracking/tracking.html Inicialmente só vais ter o pré-registo e só quando a encomenda chegar à Europa é que vais ter mais informação e o processo é mais rápido. E entregue em Portugal também pela UPS.

Qualquer um destes métodos de pesquisar em várias transportadoras diferentes pode parecer confuso e por isso foi criado o site https://geartrack.pt/ que faz o tracking ao mesmo tempo em todas as transportadoras.

Apenas de referir que os dias úteis de entrega referidos no site GEARBEST podem não ser cumpridos em épocas com um grande volume de encomendas e pode existir algum atraso no desalfandegamento na Europa. (responsabilidade da Gearbest).

Podem haver atrasos maiores em épocas com um grande volume de encomendas e a parte do tracking da Panasia (Faryaa) nem sempre está actualizada.

informação actualizada em 27/06/2018